Renovação de Matrícula

10/07/2023 21:39

A matrícula dos veteranos (estudantes matriculados na UFSC há, no mínimo, 1 semestre) é realizada pelo procedimento denominado renovação de matrícula. Diferentemente da matrícula dos calouros aprovados pelo Vestibular e pelo SISU, que é automática, a rematrícula dos veteranos é realizada pelos próprios estudantes.

A renovação de matrícula é composta de 3 etapas, cujas datas para realização estão definidas no Calendário Acadêmico.

Na primeira etapa, o estudante precisa acessar o sistema CAGR no período estipulado pelo Calendário e solicitar as disciplinas e as turmas nas quais deseja se matricular.

Atenção:

As disciplinas que compõem o currículos dos cursos podem ser consultadas no CAGR (ou clicando no link);

Os horários de todas as turmas oferecidas também estão disponíveis no CAGR para consulta, na aba Cadastro de Turmas.

—O resultado da primeira etapa poderá ser visualizado no Espelho de Matrícula, disponível no CAGR na data estabelecida pelo Calendário.

Cientes do resultado da primeira etapa, os estudantes podem, se desejarem, realizar a segunda etapa de matrícula, que se destina a alterações na grade de horários obtida na primeira etapa (isto é, destina-se àqueles que desejam excluir/incluir disciplinas e realizar trocas de turma). A segunda etapa também é feita pelo sistema CAGR, no período estipulado pelo Calendário Acadêmico, e o seu resultado também estará disponível no mesmo sistema, na data estipulada no Calendário.

Por fim, a terceira e última etapa, denominada Ajuste Excepcional de Matrícula. Os pedidos serão recebidos e analisados EXCLUSIVAMENTE por meio do sistema SISACAD (https://sisacad.inf.ufsc.br/modules/curso/index.php?ctxid=59)

ATENÇÃO:
*Não é permitido extrapolar carga máxima do curso
* Não é permitido Choque de horário
* Não haverá cancelamento de disciplinas no meio do semestre
* Troca de turma não é considerado ajuste excepcional
* Quebra de pré requisito somente para UMA disciplina de formandos do semestre.

Informações importantes sobre a renovação de matrícula:

– Para ter preferência na distribuição das vagas, é essencial que o aluno escolha turmas do próprio curso.

– Não solicite disciplinas que ainda não cursou os pré-requisitos. Elas podem até aparecer na grade de horários, mas vão sumir após o resultado da segunda etapa.

– Lembre-se: a renovação de matrícula não é processada por ordem de chegada. Portanto, aguarde a publicação das notas para realizar o pedido.

– A regra é que o estudante não pode ficar com menos de 13 créditos em disciplinas do curso que está realizando.

– Fique atento aos prazos da renovação de matrícula. O aluno que, passados os períodos de todas as etapas de rematrícula, não fizer a sua rematrícula, terá sua matrícula cancelada por abandono de curso.