Como realizo matrícula?

Calouros: há um período estabelecido no calendário de cada semestre para que os estudantes aprovados no vestibular dirijam-se à Coordenadoria dos Cursos de Graduação para realizar a matrícula. Nesta ocasião deverão apresentar todos os documentos previstos no EDITAL DO VESTIBULAR, originais e cópias IMPRESSOS.

Em relação às disciplinas, todos os calouros serão automaticamente matriculados nas disciplinas de primeira fase, mesmo que os mesmos já tenham efetuado disciplinas equivalentes ou que podem ser validadas em cursos anteriores.

Não calouros:  Quando o(a) estudante está indo para a segunda fase ou para as fases seguintes , ou seja, não é mais “calouro”, ele(a) deve fazer a matrícula no sistema CAGR (Controle Acadêmico da Graduação) para escolher as disciplinas que quer cursar em função do horário e das eventuais reprovações.

O processo de matrícula é feito em duas etapas: a etapa de Matrícula e a etapa de Ajustes, que são realizadas pelo próprio estudante a cada semestre pelo sistema CAGR (Controle Acadêmico da Graduação).

Para fazer a matrícula e as demais funções que o sistema oferece, o estudante deve digitar seu número de matrícula e a senha.

Na primeira etapa, o estudante faz um ou mais ‘plano de matrícula’ e, ao final, o próprio sistema CAGR gera o ‘resultado da matrícula’. Se o estudante não ficar satisfeito com esse resultado, ele pode fazer os ajustes na segunda etapa, o qual será, igualmente, avaliado pelo CAGR.

– Para EXCLUSÃO de disciplina(s):

1) Verificar se permanecerá com o limite mínimo de 13 créditos em disciplinas após a exclusão da(s) disciplina(s), conforme Currículo do Curso;

– Para INCLUSÃO de disciplina(s):

1) Verificar se permanecerá dentro do limite de mínimo de 13 e máximo de 30 créditos em disciplinas após a inclusão da(s) disciplina(s), conforme Currículo do Curso;

2) Verificar a disponibilidade de vagas no Cadastro de Turmas, uma vez que só haverá possibilidade de inclusão de disciplinas que tenham vagas disponíveis;

IMPORTANTE:

● Nenhum estudante pode ficar sem matrícula após estas etapas. Será interpretado como “Abandono de Curso”, resultando na perda da vaga no curso;

● Nenhum estudante pode ficar com menos de 13 créditos em disciplinas do curso que está realizando;

● Ajuste Excepcionais são….. apenas para casos excepcionais! Serão concedidos apenas por motivos de força maior, devidamente justificados. Ajuste excepcional não é uma terceira etapa de matrícula!